Padre Cirilo Seletsky
“Por Cristo e pelo povo, com amor e fidelidade.”
A Divina Providência se serviu de três pessoas para a fundação da nossa Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Entre elas, destaca-se o sacerdote diocesano e pároco da aldeia de Zhuzhel, Padre Cirilo Seletsky, que aceitou colaborar com a nova fundação com grande generosidade. Coube a ele a responsabilidade pela parte administrativa e material da Congregação. Mais do que isso, foi um sacerdote exemplar, que impulsionou as primeiras Irmãs Servas no caminho da missão catequética e pastoral, com dedicação e espírito fraterno.
O ano de 2018 teve um significado especial para nós, pois marcou o centenário de falecimento de nosso Cofundador. No dia 28 de abril de 1918, na Ucrânia, o Padre Cirilo entregou sua alma a Nosso Senhor, a quem serviu com fidelidade inabalável. Nesta data tão significativa, elevamos a Deus, pessoal e comunitariamente, nossas preces em ação de graças pelo dom de sua vida generosa e entregue ao serviço da nossa Congregação.
Sua missão nas terras ucranianas foi, sem dúvida, um “sopro novo da Providência”. Com olhar sensível e atento aos sinais dos tempos, Padre Cirilo soube identificar as necessidades de um povo profundamente empobrecido. Ele procurava o novo, as “pérolas escondidas” entre o seu povo, buscando formas de educar, evangelizar e transformar vidas. Seu ministério não se limitava à palavra falada ou à ação pastoral: escrevia, traduzia livros da Sagrada Escritura, editava catecismos, compunha poesias para crianças e publicava artigos e obras originais, tudo com o propósito de formar e evangelizar.
Assim o descreveu Padre João Muzeshka:
“Padre Cirilo foi aquele sacerdote que procurava o novo, procurava pérolas enterradas. Ele, pároco-pastor das almas, lia muito e se familiarizava com a atualidade, com os sinais dos tempos, procurava conhecê-los, descobrir e ver as necessidades do seu querido povo, empobrecido sob vários aspectos. Procurava maneiras para tudo elevar, desenvolver, ensinar e educar... E sobretudo, Padre Cirilo foi um santo sacerdote, com ricas e belas qualidades sacerdotais, virtudes, autêntico sacerdote de Cristo, que soube entregar sua alma em prol de seu rebanho, ardendo de amor por Cristo e pela salvação das almas.”