As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
Missão em Portugal

O trabalho missionário realizado em Fátima, Portugal, reflete o compromisso contínuo com a formação espiritual, a oração e a escuta pastoral, sempre testemunhando o Evangelho de Cristo.

Em setembro de 2019, a convite do Padre Silvio Litvinczuk, OSBM, iniciou-se em Fátima, Portugal, um trabalho pastoral das Irmãs da Província São Miguel Arcanjo do Brasil, voltado à preparação de crianças para a Primeira Comunhão, à realização de encontros de “Mães em Oração” , como também visitas às famílias. A confiança da comunidade nas Irmãs se mostrou notável, refletindo a importância da pastoral da escuta na missão. 

Em um primeiro momento a missão se dava por meio da presença missionária das Irmãs na Espanha, que viajavam quinzenalmente para Fátima, em Portugal. Porém, com o início da pandemia de Covid-19, as viagens tornaram-se inviáveis. Entretanto, o contato com as mães foi mantido por meio do telefone, oferecendo orações e apoio espiritual.

Em setembro de 2022, a Pastoral da Catequese com crianças e adolescentes foi retomada em Fátima e contou também com a colaboração das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres. Com a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022, diversas famílias imigraram para Portugal, que passou a ser um local de maior necessidade para o serviço das Irmãs. Por conta disso, foi aberta uma casa de missão em Fátima, oficialmente inaugurada em outubro de 2023, para acolher duas Irmãs brasileiras. 

Os encontros de catequese, tanto presenciais quanto virtuais, tornaram-se espaços de crescimento e superação de desafios, especialmente aqueles ligados ao idioma, já que a maioria dos fiéis são imigrantes ucranianos, e à adaptação às novas circunstâncias. O trabalho missionário realizado reflete o compromisso contínuo com a formação espiritual e pastoral, a oração e a escuta pastoral, sempre testemunhando o Evangelho de Cristo.