As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
Missão na Argentina

Inspiradas pela Bem-aventurada Josafata, as Irmãs seguem propagando o Reino de Deus com determinação e confiança na promessa do Apóstolo São Paulo: a recompensa virá no tempo oportuno.

A missão das Irmãs na Argentina teve início em um dia significativo: a Solenidade da Anunciação da Santíssima Mãe de Deus, em 1965. Atendendo ao convite de Dom André Sapelak, Eparca de Buenos Aires, a Província Brasileira enviou quatro Irmãs para atuar na sede da Eparquia. Elas catequizavam e coordenavam a Ridna Shkola, cuidavam da limpeza e ornamentação da Catedral, confeccionavam prósforas, realizavam costuras, preparavam as refeições. Além disso, atendiam as comunidades da Catedral, missão que perdurou até 1982.

O chamado missionário logo se expandiu com o envio de mais duas Irmãs que partiram do Brasil rumo à Argentina, em 1967, para Saenz Peña, na Província do Chaco, no norte do país. A pedido do Bispo da Igreja Católica Romana, as Irmãs passaram a atender a comunidade ucraniana da região. Com zelo pastoral e dedicação à catequese, as Irmãs também administravam um pensionato para jovens do interior que buscavam formação educacional. Essa missão permaneceu ativa até 2017, deixando um legado profundo para toda a comunidade.

Em 1968, as Irmãs adquiriram uma casa em Llavallol, na Grande Buenos Aires, que, após reformas, tornou-se uma residência própria. A nova sede fortaleceu a presença missionária na região, servindo a comunidade da capela local dedicada ao Espírito Santo. Com o objetivo de ampliar sua missão e garantir a continuidade do carisma fundacional, em 1970 foram enviadas três noviças para auxiliar nos trabalhos e dar seguimento à formação religiosa, pois foi percebido que ali era um lugar em que havia maior necessidade. Em 1973, Dom André confiou às Irmãs a administração de um pensionato na capital, uma missão que, embora tenha durado apenas três anos, testemunhou a generosidade do serviço prestado. Em 1975, concretizou-se um sonho: a fundação do Jardim de Infância em Llavallol, um projeto que permanece ativo, formando gerações de crianças.

A chegada a Jardim América, na Província de Misiones, em março de 1975, consolidou ainda mais a presença missionária das Irmãs na Argentina. Além da ação pastoral, elas passaram a atuar também na área educacional, conduzindo uma escola que permanece em funcionamento até os dias de hoje. O crescimento da missão levou à necessidade de uma estrutura organizacional própria. Em 1979, as quatro comunidades foram unificadas sob uma administração independente, com sede em Llavallol, tornando-se uma Delegatura, com Superiora e Conselheiras. Esse modelo permaneceu até 2015, quando as casas da Argentina voltaram a integrar diretamente a Província brasileira.

Em março de 1990, as Irmãs abraçaram um novo desafio em Andresito, onde seguem atuando com fervor missionário. Para fortalecer as obras de apostolado da época, fundaram, em 2001, a Associação de Leigos da Congregação, que permaneceu ativa até 2015, promovendo o espírito de serviço e evangelização. Atualmente, as Irmãs Servas de Maria Imaculada mantêm a missão em três comunidades: Llavallol, Jardim América e Andresito. Além das obras de apostolado de ação pastoral e ação educacional, uma Irmã se dedica à obra de apostolado de cuidado dos enfermos no hospital local de Andresito, levando alívio e esperança.

Apesar dos desafios do campo missionário na Argentina, como as grandes distâncias entre as comunidades, o envelhecimento das Irmãs, a escassez de vocações e a incerteza sobre o futuro, elas permanecem firmes na fé. Inspiradas pelo testemunho da Bem-aventurada Josafata, as Irmãs seguem propagando o Reino de Deus com determinação e confiança na promessa do Apóstolo São Paulo: a recompensa virá no tempo oportuno.