Pastoral Vocacional

A Vocação de seguir ao Senhor

Toda vocação religiosa nasce e se desenvolve na Igreja e para a Igreja, como resposta ao convite de Jesus: “ Vinde e vede” (Jo 1,39), que até hoje permanece como regra de ouro da pastoral das vocações.

O grande testemunho que as Irmãs pioneiras apresentaram no início e no decorrer da história da Província, pelo ardor de suas vidas e pela alegria e generosidade de seguir o Senhor sendo Irmã Serva de Maria Imaculada para seu povo, foi o grande impulso e motivação para o surgimento de novas fileiras de jovens vocacionadas para viver o carisma da Serva de Deus Irmã Josafata Hordachevska.

Na Província São Miguel Arcanjo uma irmã é indicada para coordenar a Pastoral Vocacional. Essa recebe algumas atribuições para bem desenvolver o seu trabalho: rezar pelas vocações, organizar encontros periódicos e retiros para jovens, possibilitar contatos pessoais com as vocacionadas e com a sua família, visitar escolas e fazer promoção vocacional.

Os passos até a congregação

A formação das Irmãs Servas de Maria Imaculada passa pelas fases de Postulado e Noviciado. A finalidade do primeiro processo é ajudar a postulante a se iniciar na vida espiritual e apostólica da congregação. Este também é um momento de colocar à prova sua vocação. Já o Noviciado, cuja duração é de dois anos, é feito sob a direção da Mestra de Noviças, auxiliada por uma equipe de Formadoras. O primeiro ano é o ano canônico, no qual a noviça cumpre na casa do Noviciado. No segundo ano, as noviças fazem uma experiência na atividade apostólica, dedicando-se ao apostolado geral na catequese, visita às famílias, etc.

© Irmãs Servas de Maria Imaculada . 2020
Desenvolvido com pela Navegah